quinta-feira, 28 de março de 2019

Anotações ao livro de A. Nakov : as linhas sinuosas diagonais

Em seu livro Kandinsky, secret. L'énigme du premier tableau abstrait, Andrei Nakov apresenta descrição de processo criativos e opções artísticas de Kandinsky, em torno da abstração.
A partir da constatação da presença pictórica da aura, Nakov aponta a produção de movimentos ascencional do tipo espiralado ,movimento energicamente lançado sobre um eixo oblíquo.(217)
Exemplo: Kuppeln ( Casal), de 1909


Veja-se o arco em vermelho que distende da esquerda para a direita.  Este movimento ascencional seria a base para as Composições 5,6,7 e para Tableau aver cicle (1911)


A tela, considerada a primeira pintura abstrata, é repleta desse movimento oblíquo de formas, como se vê também em Murnau Garden II (1910)



Outros exemplos: Improvisação 11(1910)

Bootsfahrt, 1910(Promenade Barque)

Improvisaton 31 (Batalha marítima)(1913)

Improvisation 35(1914)

Improvisation 34 (1913)



"O elemento aquático é colocado bem em destaque ... O movimento ascencional cujo início é fortemente acentuado na parte esquerda do quadro é perfeitamente explícito em sua extremidade direita, gracás à uma larga linha vermellha em zigue-zague, figura vitalista de natureza quase microbiológica e que , como um relâmpago, estrutura esta parte da composição sobre a vertical. (...) Como uma explosão biológica, radiante vitalidade incontrolável, as formas abstratas se propagam com uma energia colorista que se assemelham ao frenesi das formas em gestação; indefinidas, e não definíveis propagam-se nas mais diversas direções. "223.

Nenhum comentário:

Postar um comentário