1- Stichi bez slov ( Poemas sem palavras), publicadas em Moscou em 1903.
A- LINKS
Link: https://www.moma.org/collection/works/71433
https://monoskop.org/images/5/5b/Kandinsky_Stikhi_bez_slov_1903.pdf
https://www.moma.org/s/ge/collection_ge/objbyppib/objbyppib_ppib-12_sov_page-5.html
B- DESCRIÇÃO
É composto por 15 xilogravuras (12 + 1 de capa, 1 de índice, uma extra) em um fundo preto de papel cartão.
Em ordem título das xilogravuras:
1- Capa com Título e autor ( V. Kandinsksy. Poemas sem Palavras)
2- Índice
3- (1) Reno
4- (2)Entardecer
5- (3) Rosas
6- (4) Lago da Montanha
7- (5) Espectadores
8- (6) Velho Vilarejo
9- (7) O dragão
10- (8) Burburinho
15- (13) {Extra, sem título}
Kandinksy publicou um catálogo de novas xilografias em 1909/1010, compreendendo materiais realizados em 1907. O catálogo chama-se Xilografias e foi publicado pela revista de arte
Les Tendances nouvelles, em Paris. Este material compreende 8 xilogravuras:
1- Capa
2- Índice
3- Les Chevaliers ( Os vavaleiros)
4- Les Oiseaux (Os pássaros)
5- L'Église ( A Igreja)
6- Les Bouleaux ( Vidoeiros/ Bétulas)
7- Les Femmes aux Bois ( As Mulheres entre as árvores)
8- Contracapa.
D_ Bibliografia:
Friedel, Helmut, and Annegret Hoberg, eds. Kandinsky: Das druckgrafische Werk/The Complete Prints. Exh. cat. Munich: Städtische Galerie im Lenbachhaus und Kunstbau, 2008.
Roethel, Hans K. Kandinsky: Das graphische Werk. Cologne: DuMont, 1970.
Nadia Podzemskaia, Colore, simbolo, immagine: origine della teoria di Kandinsky
Ainda, sobre o tema:
Dematerializing Verbal and Visual Matter. Wassily Kandinsky's Bitextuality”, inThe Aesthetics of Matter. Modernism, the Avant-Garde and Material Exchange = European Avant-Garde and Modernism Studies, Vol. 3, eds. S. Bru and P. Nicholls, Berlin-New-York, Walter de Gruyter, 2013, pp. 94-106. ISBN 978-3-11-031737-4.
The Interartistic Concept in Kandinsky’s Paintings. The Image/Text problem.
Vassilena Kolarova
Link: http://cf.hum.uva.nl/narratology/issue004_index.html
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