terça-feira, 25 de dezembro de 2018

FUSÃO, números

A partir do livro de Dabrovski, vemos o longo processo de reelaboração de materiais prévios,
Temas/imagens associados a Ressurreição, Julgamento Final, Dilúvio e Jardim dos Amantes reaparecem.
COmo uma antologia e reprocessamento dos materiais dos quadro anteriores.
Mas aqui em um maior grau de abstração.

Como fazer o correlato musical disso:
1- retomada de materiais prévios
2- diversidade de temas em um mesmo quadro
3- abstração.

Uma solução seria a dimensão dos quadros relacionada com a extensão temporal da música.
Composition II: 200x 275 cm
Composition III : 190x 250cm
Composição IV : 159.5 × 250.5 cm
Composição V: 190.0 × 275.0 cm
Composição VI: 195.0 × 300.0 cm
Composição VII: 200.0 × 300.0 cm
Composição VIII: 140.0 × 201.0 cm
Composição IX: 113.5 × 195.0 cm
Composição X : 130.0 × 195.0 cm

Mesmo não seguindo esses números explicitamente, me aproximei deles na elaboração das primeiras 5 composições, com a exceção de Composition V, que teria, pelo menos uns quatro minutos e meio.Ou seja, ela se aproximaria mais do grupos das composições IV a VII. 





Os números projetam que Composição VII deveria ser a maior das músicas, com mais de cinco minutos, aproximadamente 6 minutos.
As composições que foram destruídas na segunda guerra têm ficado na casa dos 3 minutos e meio.
Já as composições IX e X, ficariam relacionadas com o tempo da Composição 8. A partir desses dados, a Composição IX teria a menor duração de todas, com aproximadamente 2min e meio a três minutos, sendo aproximadamente quase a metade da Composição VII.




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