quarta-feira, 17 de abril de 2019

Material perdido

Trabalhar com programas de notação pode trazer surpresa...
Deu um bug no primeiro dia de trabalho. O fluxo estava bom. Perdi o trabalho de um turno, duas horas, algo como duas a três páginas (12 compassos).
Mas como havia trabalhado nisso ficou o planejamento.
Eu trabalho com uma relação entre planejamento e escrita de modo que quando de fato escrevro componho naquele momento, sendo que muitas das decisões são tomadas no momento da escrita mesmo.
O que lembro é o seguinte: estava nessa primeira seção, ligada ao centro do quadro, trabalhando tendo como guia o Cello 1. A primeira ideia era duplicar a linha do cello 1 pelo piano ou outros instrumentos. Testei e fui alterando isso. Então entrava com um segundo tema ou linha nas violas, duplicando com outro instrumento. E assim fui me valendo da ideia de uma estrutura de fuga pluritemática como forma, mudando o material do cello 1 a cada quatro compassos. A segunda mudança(compss 5) e a terceira mudança (compasso 9) eram muito abruptas e desligadas, já servindo como um material de background. Foi isso que perdi quando deu o bug: a experiência de ir improvisando materiais no cello e sua reinserção nas outras vozes.
Depois disso, vi que não precisa de uma forma assim tão cerrada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário