segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Hoje finalizada a Composição 2.

HOje finalizada a Composição 2

Então estamos na metade do processo.
Faltam as duas de Paris (9 e 10)
A grande e monumental e desafiante (7).
E a 1 e a 3.
A três fica pronta este mês de novembro.
As duas de Paris ficam para depois da viagem a Paris, em final de Janeiro e começo de fevereiro.
A 7 e a um serão as últimas.
Tudo pronto entre abril e maio.
Nas duas últimas, 5 e 2, alterei o métodos: menos seguir as figuras que algo geral, o movimento, uma imagem, ou a própria música.
COm isso, fica mais difícil fazer o vídeo a partir de um roteiro menos linear.




Estudo diagrama para composição III






Diagrama I (1910) Foco na organização do movimento.
Cantos mais vazios, muita atividade embaixo/centro e no alto centro. Predominânica de linhas, com uma forma circular apenas embaixo. Sucessão de grides embaixo e salo para cima. 





Diagrama 2  
Distinguir motivos, que são colocados sobre o conjunto de linhas/movimentos: cavaleiro/cavalo, ondas do mar, paisagem (montanha).

Mapa de cores I




Aqui vemos as figuras do cavaleiros (três) indo para a direita e uma  árvore grande à direita.



as cores 
vio- violeta
Indigo (azul escuro, azul-violeta) + W ( branco. weiß )
grün ( verde)
grün gelb ( verde amarelo) 

Mapa de cores II



Movimento dos cavaleiros é agora para a esquerda. e há uma grande árvore negra para trás, à esquerda.
E no centro uma forma que lembrar uma grande árvore branca. Forma W.


Mapa de cores III







Esboço para composição III, Improvisação XV
https://www.photo.rmn.fr/archive/04-507129-2C6NU00MKVXL.html

estudo dos esboços para composição III


TEMA DO DILÚVIO


 Composição III, 1910


Leitura a partir de DAMBROVSKI
" Motivos de cavaleiros, ondas e elementos de paisagem" P.29.
Há a possibilidade de uma figura reclinada na esquerda em baixo, reminescência da figura vestida de verde em Composição II,
There is possibly a reclining figure at lower left, reminiscent of the green-clad figure in Composition II, who is either drowned or, to adopt Weiss's interpretation of Composition II, might represent the Zyrian water spirit Vasa. The motif at lower right recalls the rider with outstretched arms found in the drawing for Composition I (pi. 1) and in the watercolor study for Composition II (pi. 9), although here his position is reversed. It could be the World-Watching Man or Yanukh-Torem from Zyrian beliefs.

Então temos as áreas da esquerda e da direita em relação. Ambas ligadas à mitologia, uma divindade das águas, Vasa, e um deus montado no cavalo.

Cores

 that indicate an expanse of violet in the right section; a large looming form in upper right — possibly a cloud — in black; three white sections at the top; different forms, possibly waves, in blue in the center; and a red shape in the lower right corner. 

Cores

                                          Três seções brancas no alto.
 

                                                                        



                                                                                       Canto direito em cima, uma grande forma em                                                                                           negro, uma nuvem
                                                                                         Direita/Violeta


                                            Diferentes formas,
                                           possivelmente ondas,
                                           em azul no cento


                                                                                                                       uma forma vermelha no canto direito baixo.


Centro ocupado por uma rocha gigante articulada em pequenos blocos, sendo o do meio azul. Mas as formas azuis podem representar ondas tambem. Na base, brilhantes formas rochosas que de baixo irrompem como figuras.


Esboço para Improvisação XV ( Um estudo para composição III)



Two other unlocated studies are related to Compo sition III ; one is Sketch for Improvisation XV (pi. 19), which incorporates almost identical pictorial motifs as
Composition III, yet reverses the overall compositional arrangement. Judging from the existing photographs of Sketch for Improvisation XV and Composition III (pi. 20), the mood conveyed by the picture was indeed that of impending doom or tragedy. Composition III, ex ecuted in 19 10, must be viewed in the context of the pre ceding two Compositions, although stylistically, as far as one can judge from the black-and-white reproductions,
it differs markedly from the first two. It incorporates fewer compositional elements; its forms are broader and rendered in larger expanses of color. In this work, linear definitions of forms create tensions and counterpoint the color structure. Kandinsky is moving in a more in dependent direction, decisively relying less on associat ing pictorial shapes with visible reality. The riders in a landscape become secondary, and the primary expressive force is conveyed through the arrangement of colored forms, creating a mood or an inner soul of the picture. 

Composition III

Pintura Desaparecida. Apenas estes esboços, publicados em Dabrowski.
Texto de matéria
"Composition III" was the most abstract of the early works, with horses and mountains boiled down to swooping arcs and mounds. In the LACMA show, it is represented by original diagrams charting the exact placement of the colors: Kandinsky's careful planning suggests an unexpected, non-humorous precedent for Andy Warhol's series of paintings from 1962, such as "Do It Yourself" and "Dance Diagrams."
http://articles.latimes.com/1995-06-04/entertainment/ca-9159_1_composition-vi/2


 In “Composition III,” for example, the forms of humans and animals are still recognizable, milling about, perhaps playing or perhaps fighting, or both, in a sort of pastoral environment.







roteiro vídeo composicao V

1- motivo em percussão, tambor xamânico, que está no centro em baixo do quadro
2- daí mover para o extremo esquerdo alto. ali temos o trumpete e os cavalos.
3- em 1:00 mover para esquerda baixo, para o barco, ondas.
4- 1:43. linha negra a trompeta maior.
5- 2:35 a cidade, meio em cima.
6- 3:5 a figura que arrasta um ancinho, direita baixa

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Composição 2


Composição 2. 1909
Obra destruída durante bombardeio na segunda guerra mundial
notas seguido weiss 1995.52-55.

- fruto de uma visão delirante
-repleta de figuras
-a partir do dilúvio
- the giant wave-washed figure lying prone in the foreground can only be Vasa, the Zyrian water- spirit, often imagined as clad in a green robe, who was thought to cause great tempests by throwing himself into the water.
- os dois cavaleiros representam Florus e Laurus, santos patronos dos cavalos. parecem ascender via a a'rvore cósmica. DImensão de transe, de xamã. Xamã em transe com espíritos que voam.
- O homem velho, direita acima. costume pagão de enterrar o xamã em uma caverna. a morte de um xamã pode provocar uma tempestade.
- Figura em marrom, entre este grupo e a árvore. figura ergue seu braço em gesto ameaçador. Vörsa.  alto com uma árvore.
- à esquerda da árvore, temos uma figura amarela com os braços abertos em cima de um barco.  . Yahukh -Törem, brilha com ouro. Filho da principal divindade. Nome segundário: Príncipe dourado. , o Homem que observa o mundo. World-Watching-Man. Vem à terra para ajudar os homens.
-  Casal reclinado do lado direito embaixo.
Temas aparecem na Improvisação n. 28. segunda versão

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

I, II, III compositions

QUando eu comecei esse projeto, pensei em seguir a ordem numérica e cronológica das composições.
Esse foi o primeiro impulso, após propor o projeto, e começar a realizá-lo.
Para tanto comecei a ler textos sobre as Composiçoes, analisar os quadros,  e elaborar materiais e esboço de orquestracao.
Elaborei na seguinte ordem

1- Composição I: 3 e 16 de dezembro de 2015.
2- Composição II: 9 de dezembro de 2015.
3- Composição III.  Dois motivos. 10 de dezembro de 2015.

Após esse esforço concentrado, duas decisões foram tomadas:
a- esperar de fato os recursos da pesquisa e, disso concentrar nas leituras e estudos preliminares antes das orquestrações;
b- quando as orquestrações começarem, seguir outra ordem - a das pinturas que possuem comentários de Kandinksy, 4, 6.

Agora, depois de fazer a música para as composições 4,6,8 e 5, me volto para o grupo inicial, o das pinturas perdidas.

Parte também das mudanças se deram ao entrar em contato com as ideias de Weiss sobre a relação entre Kandinksy e a cultura Komi. Isso é uma outra história.. O livro de Weiss sobre o tema chegou para mim em 17 de março de 2016.