sábado, 24 de novembro de 2018

Composição I destruição

A destruição da composição I se deu na noite de 14 de outubro de 1944.
A cidade de Braunschweig foi destruída por bombardeios britânicos . Na cidade ficava a coleção de pinturas de , Otto Ralfs.
https://www.tate.org.uk/context-comment/articles/gallery-lost-art-wassily-kandinsky

Como Kandinsky morreu em 13 de dezembro de 1944, morreu sabendo que não apenas Composição I como outras de suas obras haviam sido consumidas pelo fogo .

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

tema dos cavalos

DER BLAUE BERG), 1908-09




Pintura no video, 1911.


Composition I


Dabrowski p. 24.

She identifies three apocalyptic riders surrounded by groups of hunched, praying figures, separated by bushes and foliage and set against the background of mountains with several walled cities, whose diagonal axis suggests the motion of tumbling down.
Weiss, however, suggests that the picture represents a pleasant outing of two men and a woman on horseback, a theme that she connects to the subjects of Nordic myths and legends of the tribes within Kandinsky's early ethnographic experience and to his fascination with folk art and legends of old Russia. Regrettably, we have little original evidence as to what Kandinsky intended the subject matter to be.






Roteiro
1- festa dos três cavaleiros ao centro. giro. dança. festa. alegria. Eliminou o 4 cavaleiro do apocalipse, , o pálido.
2- Cidade muralhas ao fundo. montalhas
3- Pessoas em primeiro plano/ junto com águas/ondas.

FIgura do homem de braços abertos, no centro da tela. cavalo malhado. tema da infância.


The execution of the work adds to this impression: based on the reproductions, forms without heavy contours flow into each other and are set into relief by their adjacent colors. This is especially clear in the lower section of the painting. The spatial structure of the work forgoes the traditional spatial conventions, and the pictorial elements are tightly knit into a pattern that indicates space only by overlapping forms.
p. 25

FInalização baseada na composição III

Muito difícil ter composto algo sem referência da tela final, colorida.
Seguindo o caminho iniciado a partir da composição V, cada vez mais eu me valho de uma menor correspôncia imediata com a pintura.
Explico: As três primeiras composições possuíam textos escritos por Kandinky. Comecei por elas para me valer desses textos como guias.
E seguia um roteiro para a composição.
A partir da composição V, a quarta a ser composta, eu comecei a tratar com maior liberdade as correspondências entre o material do quadro e o material musical.
De fato, antes eu baseava mais o material musical no material pictórico.
A partir então da composição V, comecei a enfatizar mais o material musical.

A composição III foi a que mais me centrei no material musical até agora.
Tinha várias ideias como ponto de partida: a destruição mesma da pintura, seu acúmulo de materiais/níveis, sua indeterminação.
Então comecei com algo seguindo um dilúvio, e múltiplas cores/ sensações.
Depois retomei a ideia dos cavaleiros/ cavalos.
A conclusão registro uma desorganização, para interpretar a perda do original, o desaparecimento.
Inseri o órgão aqui, para marcar uma diferença en relação às outras obras, uma outra sonoridade. Me vali da Sinfonia 3 de Saint-Saens, entre outras.
Além disso, estudei Lohrengrin, de Wagner, principalmente as partes não cantadas.
Foi um mês intenso. 

Duração das músicas até aqui

1-Composicão IV: 5:29
2-composicao VI- 5:04.
3- Composição VIII 3:26
4- Composição V, 3:42.
5- COmposição II, 3:35.
6- Composition III ( 3.12)

(II)3.35,(III),3.12, (IV)5.29,(V) 3.42,(VI) 5.04,(VIII)3.26. 

Ordem da composição

IV, VI, VIII, V, II, III


quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Nota sobre composição III

"Composition III looks like a single gigantic rock articulated into small blocks; the middle one is blue. Bright "rocky forms" at the bottom grow upward like figures, there is a white horse at the left. At the center, between taut forms reminiscent of trees, are human figures and heads of horses. A drawing (p. 114) confirms the hypothesis of two figures at the bottom and indicates more clearly the horse at the left, and contains further clues that the painting does not supply. It is a composition which confirms Kandinsky's observation about the tragic element in his art; we are also reminded of Franz Marc's Animal Destinies of 1913: a tremor runs through the work, suggestive of a mood of catastrophe." Grohmann 121.
FOi finalizada em 15 de novembro de 1010. FOI destruída coleção do Barão Von Gamp 
p.118-119.