quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Escutando em ordem


Ouvindo agora todas.

 Comp 1
Se destaca o tema dos cavalos, os contrastes agudos descencionais, os golpes percussivos no piano, no tamtam.
e movimentos nos baixos.
Coloquei a harpa, como novidade. Utilizar um instrumento diferente para cada música.

Muita diversidade de materiais. Inquietação.

Comp 2
Começo percussivo, como uma macumba/magia,melhor elaborado que a comp I.
Entrada do tema em cellos, grave. QUe depois se espalha pela orquestra.
Movimento da escalada. o mais bonito que compus. vai depois para as cordas.
Corda. Piano fazendo os cortes as passagens de seções.
Piano retomando o tema da cavalgada presente em Comp 1.
O caso aqui é mais organizado que Comp 1.
Entrada do tema dos amantes, compostosto em Comp IV, mais variado aqui. COmo vai ser mostrado primeiro, é como se aqui fosse inventado.
Essa é um diferença com Comp I: mais melodia e cordas.
FIm suspenso.

COmp 3
Agitada, muitos materiais. Percussão
Entrada do orgão, instrumento de destaque.
Melodia é um lamento, súplica.
Muito mais percussão que as outras músicas.
Tema nos baixos, crescendo de uma tempestade mais claro que nas outras músicas.
mais caos sonoro que as outras músicas.
Mais claro os crescendos e o acúmulo de materiais.
Célula rítmica de comp 1 retomada pam-pam.
Caos em contraste com parte final, bem marcado, como diversos finais.

Comp IV
A música mais antiga, a primeira composta.
 INicia com o tema da tempestade dos caos, agudos extremos.
Depois vem a cavalgada. Tema melódico bem claro. e retomadas nas outras seções da orquestra
Percussão mais tradicional aqui, marcando ritmicamente e nos lugares de apoio das partes e das entradas/saídas.
Cordas mais furiosas. Orquestra maior.
Muito mais notas. Mais produção de som.
Ideia de escala ainda presente, para cima e para baixo.
Entrada do movimento dos amantes.
Mistura-se ao de caos.
Para depois virar algo lírico-cômico.
Uso melhor dos metais em melodia. Em C0mp I e 2 metais mais de cama, background.
As seções da música bem evidenciadas, a divisão em partes clara.

COMP V
Tema direto, tudo imediato, estrutura em repetição. Muita percussão e outros elementos, muita pitched percussion. tudo com um senso de urgência.
O piano bem evidente.
Retomada de elementos bem evidenciada.
Mais efeitos.
Müsica não relacionada com as anteriores.
Parece a variação de uma célula rítmica e de uma melódica.
Retorna a força do tamtam, da comp 1.

COMP VI
 Muita percussão. Tamtam. Metais
Escalas do piano. Material melódico no piano.
Mais guerreira.
Crescendos presentes.
Mais a caixa clara como um solista.
Escalas ascendentes e descendentes espalhadas pelos instrumentos.
Muita exploração de clímaxes sonoros.
Longa seção de percurssão
Retomada irônica do tema dos amantes

COMP VIII
Estrutura clara de repetição de elementos sobre a caixa clara.  depois entrada dos violinos em agudo.
tema melódico de notas em intervalos de segundas em contraste com persussão e caixa clara.
Piano retomando material melódico. Presença de procedimentos fugais.
Técnica dos patamares em crescendo, como em Comp 1
E clímaxes em percussão como em COmp IV.
TUdo muito urgente.








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