Uma das questões percebidas nas análises de Composição IX é o da dissonância cromática :
"Whatever concerns about chromatic dissonance Kandinsky had been harboring in 1934, he clearly set them aside two years later for the making of Composition IX (Figure 46 / Plate 21). The color combinations in that work—delicate pastels placed alongside black and various highly saturated hues—are exceptionally jarring, perhaps more so than in any other composition by the artist. Even in comparison with the opposed primaries of his early paintings, the contrasts here register as highly dissonant, the extreme disparities in saturation and value clashing far more than equally weighted primaries ever could."Lisa Florman Concerning the Spiritual... p. 134.
Temos pois dissonâncias cromáticas extremas, que seriam respondidas por dissonâncias musicais extremas. "
Lembra a tabela do artigo de Neda Kolic:
"Whatever concerns about chromatic dissonance Kandinsky had been harboring in 1934, he clearly set them aside two years later for the making of Composition IX (Figure 46 / Plate 21). The color combinations in that work—delicate pastels placed alongside black and various highly saturated hues—are exceptionally jarring, perhaps more so than in any other composition by the artist. Even in comparison with the opposed primaries of his early paintings, the contrasts here register as highly dissonant, the extreme disparities in saturation and value clashing far more than equally weighted primaries ever could."Lisa Florman Concerning the Spiritual... p. 134.
Temos pois dissonâncias cromáticas extremas, que seriam respondidas por dissonâncias musicais extremas. "
Lembra a tabela do artigo de Neda Kolic:
e
Pelo espectro acima, temos que
1- o primeiro triângulo opera com acordes relacionados aos naipes de metais, especialmente trompetes, podendo acrescentar percussão com altura definida (Bells) e violas.
2- a primeira faixa diagonal opera com variações de azul, misturada a verde, que são de violino em frequência média. Podemos começar com esse verde violino médio, depois acrescentando acima das cordas as flautas.
3- a segunda faixa parte de uma mistura de laranja com vermelho para ir vicando mais vermelho até chegar a um vermelho mais escuro. Temos aqui três mudança. novamente tempos percurssao, violas trompete tubas e cello.
4- a terceira faixa temos variações de vermelho: bordô e Borgonha. Temos uma semelhança com a faixa anterior, mas com mudanças de matiz, saturação e intensidade. Há pois relação entre as cores das faixas e as cores dentro de cada faixa. Há um pouco de violeta por aqui...
5- A quarta faixa vai do laranja mais claro ao mais escurso.
6- Ao fim temos o triângulo verde claro com bordas ligeiramente amareladas. violino com trumpete.
Essa é uma questão. Essas grandes áreas, que se tornam o background da tela, são atravessadas por figuras. Assim teríamos que ver a sucessão da esquerda para a direita do background e irrupção das figuas com suas cores também.
Antes, como o background de triágulos e faixas é mais estável, pode-se dele constituir uma ordem temporal, dividindo primeiramente a tela nas linhas entre as áreas dos triângulos e faixas. Tal ordem induz à minutagem dos eventos que se sucedem e a proporção de sua presença (duração). Como em um palco, agentes vão entrar e sair do palco. COmo em uma música, instrumentos vão sair e entrar.
Outra característica possível dessa ordem temporal horizontal é sua contrapartida vertical, que posiciona e distribui os elementos podendo tomar como parâmetro o arco crescente de frequências.
Como nas vemos que as faixas diagonais se articulam de baixo para cima em uma mudança de valor (mais luminosidade, etc). podemos adotar a correlação entre crescente na cor e o crescente na frequência do som.
Lembrar que Kandinsky havia trabalhado inversamente com isso ao discutir o plano básico ou fundamental, como momento de pré-composição em que se explora decisões criativas a partir da geometria mesma da própria moldura do quadro.
Outra tabela semelhante é o Spectrotone, desenvolvido por Arthur Lange em 1943 e retomado por Peter Lawrence em 2012.
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