A partir das indicações dos estudos de ontem, me concentrei nos materais disponíveis no IRCAM.
Inicialmente, alguns materiais relacionados à Orquestração.
Depois à processo criativo e sua documentação.
Livros
1- READ, G
Contemporary Instrumental Technique. Macmillan Pub Co,1976.
A exploração de mutting, glissandi, e harmonics.
Mais especificamente, extended ranges, muting, gissandi, harmonics, percurssive devides, microtons, amplification.
2- Goubault, g. Histoire de l'instrumentation et de l'orchestration. Minerve, 2009.
Excelente estudo sobre as técnicas de orquestração e instrumentação.
A parte sobre o século XX é fundamental. Além das análises das obras sobre orquestração, há um estudo sobre os procedimentos orquestrais modernos e contemporâneos, como uma discussão sobre aos diversas utilizações de dobrar materiais sonoros (intervalos, combinações de instrumentos, etc).
Depois, materiais sobre Messiaen, seguindo a pesquisa
Cópia da COnferencência de Messian em Notre Drame
Ainda,
1- FERRARI, G
LES DÉBUTS DU THÉÂTRE MUSICAL D'AVANT-GARDE EN ITALIE. PARIS. L'HAMARTHAN, 2000.
2- Théorie de la composition musical . Vol II.
Makis Salomonos "Timbre et son"1427-1478
Emancipação do timbre após a música instrumental sec XIX.
Música de timbre
após 1945
3- Donin, N.
"L'auto-analyse, une alternative a la théorization?" 1629-1664
4- GOLDMAN, J. Text and Beyond. The Process of Music Composition from the 19th to the 20th Century . Bologna:UT Orpheus, 2016.
3- Donin, N.
"L'auto-analyse, une alternative a la théorization?" 1629-1664
4- GOLDMAN, J. Text and Beyond. The Process of Music Composition from the 19th to the 20th Century . Bologna:UT Orpheus, 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário