Composição 10 está registrada no Housekatalog como n. 655.
Em sua redução ou seleção do Kandinsky retoma das duas grandes formas-figuras que articulam a pintura. Ainda, frisa os pequenos blocos ou formas que flutuam entre as formas figuras. A forma-figura da esquerda é mais desarticulada em seus elementos, aparecendo menos compósito, menos individualizada que a da direita. Os elementos apensos às formas-figuras são mais evidenciados, crescendo sua visibilidade, como as duas hastes verticais na forma-figura da esquerda. Na pintura, a grande cabeça da forma-figura da esquerda parecia se equilibrar no corpo-figurino a ele ligado. Na redução, são as hastes que seguram a cabeça.
A forma-figura da direita conserva sua inclinação, mais identificável que na da direita. Mas é mais claramente atravessada por faixas horizontais, como véus, adquirindo mais traços antropomórficos, como os detalhes de um rosto (cabelo, sobrancelhas, olhos, bigode e boca).
Ainda, a redução ratifica a importâcias das formas-figuras dos livros em situação oposta complementar, como marcadores de um eixo diagonal e metade do quadro.
Para mim os dois elementos mais importanes são a revisão da figura-forma da esquerda como um aglomerado de elementos e sua maior objectivação, como um objeto que é suspendido e segurado por outro objeto, isso em contraponto à maior antropomofização do pacote figural da esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário