Como nas terças o museus estão fechando, de novo retornei ao IRCAM. Os temas da pesquisa são complementares - música e pintura.
Livros consultados
1- BARBE, M. Musique et arts plastiques: analogies et interférences. Paris, PUPS 2006.
2- Sous la direction de Gottfried Boehm, Ulrich Mosch, Katharina Schmid. Canto d'amore. Modernité et classicisme dans la musique et les beaux-arts entre 1914 et 1935. Paris: Flammarion, 1996.
3-Salvatore Sciarrino, Le figure della musica da Beethoven ad oggi, Milano: Ricordi, 1998.
4- Töne, Farben, Formen : über Musik und die bildenden Künste . Laaber : Laaber-Verlag, 1998.
5- Philippe Junod & Sylvie Wuhrmann. De l'archet au pinceau. Payout-Lausane,1996.
6- Peinture et musique. Penser la vision, penser l'audition. Presses Universitaires du Septentrion,2002.
7- Michail Embeoglou. La notion de texture dans la musique post-sérielle. tese, 1998.
8- FRANÇOIS, J.C. Percussion et musique contemporaine. Paris: Klincksieck, 1991.
9- BOUGOIS, C. Le Timbre, Metaphore pour la Composition. IRCAM, 1991.
Aprofundando a questão de Messiaen.
10- GOLEA, A. Rencontres avec Olivier Messiaen. Paris: Slatkine, 1984 .
11- Peter HILL et Nigel SIMEONE, Messiaen, New Heaven, Yale University Press, 2005.
12- GRIFFTHS, P. Messieaen and the music of time. Faber&Faber, 2012.
Problema resolvido com as fontes.
temos agora as entrevista de Claude Samuel neste livro:
Claude SAMUEL, Permanences d’Olivier Messiaen : Dialogues et commentaires, Paris, Actes Sud, 1999.
Mas consultei as ediições
SAMUEL, C. Entretiens avec Olivier Messiaen . Paris : Belfond,1967.
SAMUEL, C. Musique et couleur : Nouveaux entretiens avec Claude Samuel / Olivier Messiaen. Paris: Belfond, 1986.
Avançar no sentido de Questões de Composição, e Ligeti.
Hoje foi muito importante a leitura da tese de Embeoglou.
v ainda.
Symbolisme et musique en France, 1870-1914
Nenhum comentário:
Postar um comentário